Artigos

5 anos da CTB

Segunda, 4 de Fevereiro de 2013 - Guiomar Vidor - presidente da CTB-RS
Os cinco anos da fundação da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) é um fato extremamente importante, que comprova na prática uma decisão acertada pelo movimento sindical brasileiro e por setores das mais distintas concepções e organizações. Correntes que tinham por objetivo a construção de uma central sindical de um novo tipo, que conseguisse unificar a luta imediata específica dos trabalhadores com a luta geral da emancipação da classe trabalhadora pelas transformações sociais mais profundas que nós reivindicamos na construção de uma sociedade justa e igualitária.

Na época quando organizamos esse movimento, nós conseguimos unificar setores que atuavam dentro da Central Única dos Trabalhadores, setores ligados aos trabalhadores rurais, marítimos, setores independentes do movimento sindical e a partir dai construímos a CTB. Uma central sindical democrática, classista, de luta e que nesse período teve a sensibilidade de conduzir a luta dos trabalhadores por reivindicações imediatas, como no Rio Grande do Sul com a luta pela valorização do Salário Mínimo Regional, a luta por melhorias na área da saúde e na educação. Também, atuou de forma efetiva em nível nacional com a participação em lutas mais gerais como o fim do fator previdenciário, redução da jornada de trabalho, valorização do Salário Mínimo Nacional e lutas de integração do povo latino-americano. No âmbito mundial, procurou buscar uma articulação maior dos trabalhadores para que possamos enfrentar as questões essenciais que estão colocadas na ordem do dia, através da Federação Sindical Mundial.

Com o fortalecimento do movimento sindical, a CTB também vem crescendo e nesses cinco anos nós comprovamos que é viável ter uma central sindical democrática, classista, de luta e que sirva única e exclusivamente os interesses imediatos e futuros da classe trabalhadora. É esse o caminho que nós estamos trilhando e aqui no RS, essa construção que nós conseguimos firmar entre os trabalhadores do campo e da cidade é exemplar, porque a partir dessa ligação nós conseguimos avanços mais significativos para o conjunto da classe trabalhadora. Essa unidade construída precisa ser ressaltada entre os trabalhadores rurais e urbanos, pois tem possibilitado avanços significativos e conquistas importantes à classe trabalhadora.
Guiomar Vidor - presidente da CTB-RS
Emissão de Guias de Contribuição

Escolha a opção para emitir sua guia

ASSISTENCIAL/NEGOCIAL

Guia vencida?

HOMOLOGAÇÃO DE RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO Documentos para homologação de rescisão de contrato de trabalho