Artigos

Ainda temos muito a avançar no Brasil

Terça, 9 de Julho de 2013 - José Providel

A vingança do grande lucro continua contra os que dão lucro, ou seja, o trabalhador segue sendo explorado pelo capital financeiro e os grandes latifúndios. Há 15 anos, as grandes empresas tinham lucros de 50% ao ano. Atualmente elas dobraram essa margem, e os trabalhadores que ganhavam em média de 3 a 10 salários mínimos, hoje recebem de 2 a 6 salários. Como se não bastasse, os trabalhadores são ainda os que pagam mais impostos ao governo, pois são descontados na fonte não tendo como sonegar. Trabalhadores com carteira assinada que não tem o direito de se aposentar com o mesmo valor que contribuíram. Um trabalhador com 55 anos de idade e 35 anos de trabalho contribuindo com 6 salários mínimos, quando se aposenta passa a ganhar 4 salários e após 5 anos recebe 2 por conta do Fator Previdenciário e do reajuste anual dos aposentados sempre abaixo do reajuste do salário mínimo. Isto o obriga a continuar trabalhando, contribuindo para o governo e pagando todos os tributos. Mas se quiser saúde e segurança, tem que pagar a mais.


Algumas coisas nesse governo avançaram como educação, habitação e recuperação do salário mínimo.  Muitas coisas ainda precisam melhorar, como o incentivo fiscal para os pequenos produtores e empresários, menos burocracia, reforma tributária com menos impostos, isenção de imposto de renda para trabalhadores que recebem até 6 salários mínimos, pois esses realmente fazem a riqueza desse país, não podendo ser penalizados. Quem deve pagar o ônus do desenvolvimento são os grandes latifúndios, empresários e o capital financeiro especulativo que assola e explora o nosso país, na maioria grandes sonegadores de impostos que não contribuem para o crescimento de nossa nação.

 

Por isso, companheiros e companheiras trabalhadores, está na hora de sermos valorizados com grandes avanços como o fim do Fator Previdenciário, saúde pública gratuita e de qualidade, segurança para todos, reforma tributária com seriedade. Entendo que muita coisa melhorou, mas ainda temos muito a avançar. 


A diretoria do SEAACOM está engajada na luta dos trabalhadores em todo o país. Um forte abraço a todos, muita fé que nosso país ainda será o grande do futuro.


José Providel
Emissão de Guias de Contribuição

Escolha a opção para emitir sua guia

ASSISTENCIAL/NEGOCIAL

Guia vencida?

HOMOLOGAÇÃO DE RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO Documentos para homologação de rescisão de contrato de trabalho