Notícias

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-RS) realizou o 6º encontro das trabalhadoras urbanas e rurais, nesta segunda-feira (7/11), no auditório da Faculdade Monteiro Lobato, no centro de Porto Alegre. Mais de 100 mulheres participaram d

Quarta, 9 de Novembro de 2016

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-RS) realizou o 6º encontro das trabalhadoras urbanas e rurais, nesta segunda-feira (7/11), no auditório da Faculdade Monteiro Lobato, no centro de Porto Alegre. Mais de 100 mulheres participaram da atividade que já é tradicional na agenda da Central.

Na abertura, a secretária de mulheres da CTB-RS, Lenir Pilonetto Fanton, agradeceu o coletivo de mulheres, a assessoria e a diretoria da CTB-RS que tornam o evento e falou sobre a situação política brasileira. “Sempre buscamos discutir a violência contra as mulheres e a desigualdade de gêneros. Podemos afirmar que com a retirada de direitos, proposta pelo governo federal, as trabalhadoras serão as principais atingidas. A maioria da população ainda não percebeu o que estamos vivendo. Precisamos nos mobilizar mais, a CTB já está fazendo isto Brasil a fora. Esse encontro serve para celebrar uma importante reunião, mas devemos estar atentos aos retrocessos que estão sendo propostos”, afirmou. Dada a gravidade da situação política atual, o encontro foi intitulado de “resistir e lutar contra os retrocessos e o golpe”.

Em seguida, o presidente da CTB-RS, Guiomar Vidor, falou sobre a importância do encontro, realizado todos os anos. ”Esse é um momento em que se revigora as energias por conta da unidade dos trabalhadores do campo e da cidade, que hoje sofrem de forma mais intensa com os mesmos problemas. Saímos daqui com mais ânimo para seguir nossa luta. Somos chamados a darmos respostas mais contundentes para que não se tenha aplicado na prática um dos maiores retrocessos do ponto de vista das conquistas civis, democráticas e trabalhistas. Precisamos fazer um importante debate e tirar resoluções que nos coloquem na linha de frente dessa grande luta nacional”.

Mulheres no movimento social

A primeira atividade do encontro foi a palestra sobre “Mulheres nos Movimentos Sociais”, apresentada pelo professor de sociologia da Universidade de Passo Fundo, Ivan Dourado, e pela secretária da mulher da CTB Nacional, Ivânia Pereira.

Defender o SUS é defender a democracia

O segundo assunto abordado ainda na parte da manhã foi o Sistema Único de Saúde (SUS) que contou com a secretária da Saúde da CTB-RS, Debora Melecchi, e a diretora da Fetag-RS, Inque Schneider.

Reforma da Previdência Social

O advogado Daisson Portanova, especialista em direito previdenciário, foi o palestrando da tarde do 6° Encontro. O advogado fez uma ampla explanação sobre os aspectos jurídicos da reforma da previdência, proposta pelo governo de Michel Temer.

O SEAACOM RS esteve presente no encontro representado pela Diretora do Departamento da Mulher Ivone Dagmar Pereira Araújo e pela funcionária do sindicato Marcia Chiesa.

Comentários

Envie seu comentário

enviar
Emissão de Guias de Contribuição

Escolha a opção para emitir sua guia

ASSISTENCIAL/NEGOCIAL

Guia vencida?

HOMOLOGAÇÃO DE RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO Documentos para homologação de rescisão de contrato de trabalho