Notícias

AUDIÊNCIA SEAACOM/SUB-COMANDANTE GERAL DA BRIGADA NO RS SOBRE VIOLÊNCIA

Terça, 29 de Janeiro de 2019

Audiência no Comando Geral da Brigada Militar


A direção do Seaacom foi recebida, na tarde desta segunda-feira (28/jan/19), pelo Subcomandante-Geral da Brigada Militar, Coronel Carlos Alberto Prado de Andrade.

Na pauta, a discussão e o encaminhamento de propostas efetivas, que possam minimizar os riscos, que os colegas instrutores, dos CFCs e, seus alunos, ficam expostos, durante as aulas práticas de condução de veículos.

A audiência especial, solicitada pelo presidente do SEAACOM,  André Fonseca da Silva, teve a participação do vice-presidente da UGTRAN/RS - União Gaúcha dos Trabalhadores Públicos e Privados do Detran, Marcelo Ribeiro Pereira.

Os dirigentes manifestaram, ao Subcomandante-Geral, grande preocupação com o aumento dos casos de assalto à instrutores de autoescola em todo o Estado.

Os casos de assaltos e violência vem crescendo em todo o Estado embora os casos de maior repercussão na mídia são os que acontecem na capital e na região metropolitana. André da Silva lembrou que, em 2014 um instrutor foi morto, na Capital, durante o seu trabalho e que, na semana passada (14/jan/19), outro colega foi baleado, ficando gravemente ferido, e hoje felizmente em melhor estado de saúde, ministrando as aula práticas de direção em São Leopoldo.

O Subcomandante-Geral disse que este foi um caso que lhe chamou bastante a atenção, pelas circunstâncias, horário e local em que aconteceu, fazendo com que ele fosse pessoalmente acompanhar esta ocorrência em São Leopoldo.

Os diretores do SEAACOM/RS sugeriram ao Subcomandante a adoção de medida emergencial, como a presença de policiais motociclistas nos locais de treinamento, principalmente durante as aulas noturnas. Também, perguntaram ao Coronel Andrade sobre a viabilidade da instalação do sistema eletrônico conhecido como "botão antipânico", a ser instalado nas frotas das autoescolas, que teria sinal direto com a Brigada Militar.

Andrade destacou que estas, são medidas realmente viáveis e que a implantação dependeria apenas de um convênio firmado entre as empresas e os 16 Comandos Regionais da Brigada Militar que abrangem todo o território gaúcho, todos dotados de CIOSP que são os Centros Integrados de Operações de Segurança Pública.

Independente desta solução tecnológica, que necessitará de um pequeno investimento financeiro a ser feito pelas empresas, o Coronel Andrade aproveitará a reunião tática, marcada para os próximos dias, entre o Comando Geral da Brigada e os Comandantes Regionais de todo o Estado, e solicitará uma atenção especial ao pleito apresentado pelo SEAACOM/RS.

Ao fim do encontro, falando de forma mais ampla, o Coronel disse reconhecer que Segurança Pública é função do Estado, porém, alerta que o enfrentamento à violência não pode ficar a cargo unicamente das forças policiais.

"É fundamental trabalhar a prevenção tendo a participação efetiva de outros entes públicos (como as prefeituras) e, principalmente, a colaboração da comunidade”.

O Subcomandante-Geral concluiu dizendo: "os locais considerados perigosos geralmente são pouco iluminados, possuem vegetação alta e estão repletos de lixo. A criminalidade busca justamente este tipo de ambiente. Já um espaço público, que pode ser uma rua, parque ou praça, quando tem boa iluminação, poda correta das árvores que propicie boa visibilidade da área, grama aparada e o recolhimento adequado do lixo, será naturalmente ocupado pelo cidadão de bem”.

 

Comentários

Envie seu comentário

enviar
Emissão de Guias de Contribuição

Escolha a opção para emitir sua guia

ASSISTENCIAL/NEGOCIAL

Guia vencida?

HOMOLOGAÇÃO DE RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO Documentos para homologação de rescisão de contrato de trabalho