Notícias

Centrais se mobilizam para aprovação do reajuste de 16% do Piso Regional

Sexta, 14 de Novembro de 2014

Centrais sindicais, federações e sindicatos estaduais se reuniram, nesta quinta-feira (13/11), no auditório da Fecosul, para debater e definir a mobilização para a aprovação do Piso Regional. O projeto assinado pelo governador Tarso Genro, na última terça-feira (11/11), prevê o reajuste de 16%; a inclusão de novas categorias ainda não contempladas em novas faixas; alteração de faixas de categorias que apresentam defasagem na faixa atual; colocação do piso na Constituição do Estado, estabelecendo critério de reajuste geral, levando-se em conta o crescimento da economia nacional e estadual mais a inflação; e inclusão na lei a garantia do piso como vencimento mínimo aos servidores públicos do Estado; assim atendendo na íntegra a solicitação das centrais sindicais.


O projeto já foi encaminhado para a Assembleia Legislativa, com pedido de urgência, e a votação já está marcada para 16 de dezembro. Mas o projeto já está enfrentando ataque dos empresários e da grande imprensa, que defendem a extinção do Piso. Segundo eles o reajuste geraria desemprego e quebradeira de empresas. O que as centrais entendem como uma falsa ameaça.


Para o presidente Federação dos Empregados no Comércio de Bens e de Serviços do RS (Fecosul) e da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-RS), Guiomar Vidor, de 2002 a 2013, o estoque de trabalhadores formais cresceu 52% e a renda dos gaúchos cresceu o dobro da nacional. “É comprovado que a valorização do Piso ampliou o poder de compra e fortaleceu o mercado interno, ou seja, se mostrou extremamente benéfica ao desenvolvimento do Estado e para a melhoria de vida do trabalhador gaúcho”, afirmou. 


As centrais sindicais CTB, Nova Central, CGTB, Força Sindical e UGT, Federações dos Comerciários e dos Movimentadores de Cargas, Sindicatos estaduais como SEAACOM, Sindesc, Secretárias, entre outros, definiram pela mobilização junto aos deputados para que o projeto seja aprovado na íntegra e dentro do prazo de urgência, conforme encaminhado pelo governador. O presidente do Sindicato dos Empregados de Agentes Autônomos no Comércio do Estado do Rio Grande do Sul (SEAACOM-RS), José Providel, participou da reunião juntamente com o diretor da entidade, Gabriel Gonçalves.


Assim, já ficou marcada para a próxima terça-feira (18/11), 10h, movimentação na Assembleia Legislativa e conversa com deputados e lideranças de bancada. Os sindicalistas querem a continuidade da política de valorização do Piso e defendem a reposição das perdas ocorridas em outros governos. 



Fonte: Fecosul

Comentários

Envie seu comentário

enviar
Emissão de Guias de Contribuição

Escolha a opção para emitir sua guia

ASSISTENCIAL/NEGOCIAL

Guia vencida?

HOMOLOGAÇÃO DE RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO Documentos para homologação de rescisão de contrato de trabalho