Notícias

Diretor do SEAACOM é eleito como Coordenador de Formação na Região Sul da CTB-RS

Quinta, 10 de Outubro de 2013

Foi realizada na quarta-feira (8/10), na sede do Sindicato dos Comerciários de Rio Grande, mais uma etapa dos “Encontros Regionais da CTB do Rio Grande do Sul”. A ocasião serviu para integrar dirigentes dos sindicatos de Rio Grande e de Pelotas com a diretoria da CTB-RS, integrada pelo presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, Guiomar Vidor, pelo vice-presidente da CTB-RS e presidente do SEAACOM, José Providel e pelo diretor financeiro, Júlio Lopes. Além de expor suas reivindicações, os sindicalistas definiram os nomes que vão ocupar as funções de Coordenador Político, Coordenador Geral e Coordenador de Formação para a Regional Sul da CTB.


“Por decisão tomada no 3º Congresso Estadual da CTB-RS, nós tomamos a decisão de estruturar a CTB em todas as regiões para dar uma organicidade e um planejamento melhor em todas as regiões do Estado, a fim de aumentar a integração com a direção geral em Porto Alegre”, justificou o presidente Guiomar Vidor. Esse foi o quarto encontro realizado, depois da Regional Serra, Regional dos Vales e Regional Metropolitana.


“O crescimento da CTB no Estado é o reflexo da política implementada pela direção central na defesa de um projeto nacional de desenvolvimento com a valorização do trabalho, da unicidade sindical, pelo fim do Fator Previdenciário que tanto prejudica os aposentados, pela saúde da classe trabalhadora, contra o Projeto de Lei 4330, que amplia a terceirização e precariza as relações do trabalho, e na luta em defesa da valorização do Salário Mínimo Regional. Essas bandeiras é que tem fortalecido cada vez mais a CTB no Estado e em todo o país como uma central de luta, classista e democrática”, afirmou Guiomar Vidor.


“Com o grande número de sindicatos que temos na Região Sul, precisamos nos estruturar melhor porque estamos um pouco dispersos e deixamos de fazer muito mais do que podemos”, admitiu o presidente da CTB-RS. “Com mais organização é certo que todos serão fortalecidos, o que tornará a CTB mais estruturada na defesa dos nossos sindicatos. Temos que participar também cada vez mais das lutas políticas e sociais porque hoje há um clima favorável no país para as centrais sindicais serem protagonistas nas mobilizações, a fim de avançarmos rumo a novas conquistas”, analisou o presidente da CTB-RS.


Para o vice-presidente da CTB-RS, José Providel, é fundamental que a CTB se fortaleça cada vez mais, como explica. “Atualmente, sindicatos e federações não são ouvidos pelo governo federal, que só tem diálogo com as centrais sindicais. É fundamental que a CTB esteja cada vez mais fortalecida porque foi formada com o objetivo de aglutinar trabalhadores da cidade e do campo. E quem produz alimentos para a população precisa ter a garantia de que está protegido. Não basta a nossa luta pela valorização do Piso Mínimo Regional – que tem sido liderada pela CTB no Estado – mas é preciso que o Salário Mínimo nacional também tenha um aumento substancial. Quem hoje consegue viver apenas com o Salário Mínimo?”, questionou Providel. “Esse valor é uma vergonha e não podemos nos conformar. Precisamos lutar por um Salário Mínimo digno para toda a classe trabalhadora”.


O diretor financeiro da CTB-RS, Júlio Lopes, expôs a necessidade de fortalecer a Central através da contribuição efetiva de todos os sindicatos. “Se existe dificuldade financeira, entrem em contato conosco para que se possa encontrar uma forma, mesmo simbólica, de contribuição porque é fundamental tornar adimplentes todos os nossos sindicatos”


Júlio entregou fichas de atualização dos dados, principalmente em relação ao número de associados, como justificou. “Quando as eleições são realizadas é preciso que conste na ata o número de associados aptos a votar e aqueles que efetivamente participaram do processo, mesmo nas ocasiões em que uma diretoria é eleita por aclamação. O total da representatividade é fundamental porque é baseado nela que os valores são repassados para cada central sindical”, explicou o diretor financeiro da CTB-RS. “Por isso temos que estar muito atentos para essa questão”.



Foram eleitos os seguintes Coordenadores para a Regional Sul: 


Coordenadoria Política: Valdirene Cabreira (Sindicato dos Empregados no Comércio de Rio Grande);


Coordenadoria Geral: Rogério Porto Veleda (Sindicato dos Arrumadores de Rio Grande e São José do Norte);


Coordenadoria de Formação: Gabriel Baumgarten Gonçalves (Sindicato dos Empregados de Agentes Autônomos no Comércio do Estado do Rio Grande do Sul);


Coordenadores Regionais: Jurandir Gomes Pinto (Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Marítimos e Fluviais no Estado do Rio Grande do Sul); Antonio Carlos Rocha (Sindicato dos Marítimos de Rio Grande e São José do Norte), Darcy Cardozo Amaral (Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio Grande) e Lucia Duarte (Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação de Pelotas).

Comentários

Envie seu comentário

enviar
Emissão de Guias de Contribuição

Escolha a opção para emitir sua guia

ASSISTENCIAL/NEGOCIAL

Guia vencida?

HOMOLOGAÇÃO DE RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO Documentos para homologação de rescisão de contrato de trabalho