Notícias

SEAACOM participa da marcha de abertura do FST 2014

Sexta, 24 de Janeiro de 2014

A marcha coloriu as principais ruas do Centro de Porto Alegre

O Fórum Social Temático 2014 – Crise Capitalista, Democracia, Justiça Social e Ambiental – começou, nesta quinta-feira (23/1), oficialmente com a tradicional marcha de abertura do evento que, neste ano, reuniu mais de duas mil pessoas. A multidão se concentrou por volta de uma hora no Largo Glênio Peres e na Esquina Democrática a partir das 15h. Em seguida, tomou as principais ruas do centro de Porto Alegre. As avenidas Borges de Medeiros, Loureiro da Silva e João Goulart ficaram enfeitadas com as diversas cores de bandeiras e faixas que eram empunhadas pelos participantes ao longo da caminhada. Em cima de um caminhão de som, dirigentes sindicais e líderes de movimentos sociais falavam palavras de ordem e reivindicavam melhorias, como o fim do Fator Previdenciário, redução da jornada de trabalho, financiamento público de campanhas eleitorais e direito de minorias. A marcha se encerrou na Usina do Gasômetro, local que está recebendo uma série de atividades do Fórum.


O Sindicato de Empregados de Agentes Autônomos no Comércio do Estado do Rio Grande do Sul (SEAACOM-RS) participou da marcha através dos diretores do sindicato Gabriel Gonçalves, Fábio Flores e Aílton da Silva. A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-RS) é uma das principais organizadoras do FST, juntamente com outras centrais sindicais e movimentos sociais. O presidente da CTB-RS, Guiomar Vidor, juntamente com outros dirigentes da CTB, puxou a caminhada segurando a principal faixa do Fórum ao lado do ex-governador do Estado, Olívio Dutra, do prefeito em exercício de Porto Alegre, Sebastião Melo, e de demais líderes sindicais e sociais.


Os diretores do SEAACOM carregaram a bandeira da CTB


“A CTB é uma entidade classista, que luta pela construção de uma sociedade socialista que suplante o capitalismo e o imperialismo – que hoje passa por uma das suas maiores crises internacionais em que mais de 200 milhões de trabalhadores perderam os seus empregos e 1% da população concentra 50% da renda mundial. Precisamos apontar para a construção de uma nova sociedade e a participação nessa marcha busca tornar público essa indignação dos trabalhadores que querem construir uma sociedade diferente e socialista. A CTB não poderia ficar de fora da construção de um movimento dessa magnitude. Também, lutamos para conquistar essas mudanças no nosso país com o aprofundamento do projeto nacional de desenvolvimento, com a valorização do trabalho, colocando na ordem do dia a pauta dos trabalhadores. A CTB está presente nesta luta porque considera justa e que deve receber o apoio da sociedade”, defendeu Guiomar Vidor.



O vice-presidente da CTB-RS, Sérgio de Miranda, também participou da marcha. “O Fórum Social Temático é um grande espaço público e democrático, em que as mais diferentes organizações sejam elas sindicais, populares ou sociais veem para fazer um debate dos temas de diversas categorias, mas todos com o mesmo objetivo que é de construir uma sociedade melhor, mais justa e igualitária com menos discriminação. Essa é a razão de vermos aqui na marcha essa multidão de trabalhadores do mundo todo”, afirmou Sérgio de Miranda.


Os diretores do SEAACOM levaram a bandeira da CTB

Comentários

Envie seu comentário

enviar
Emissão de Guias de Contribuição

Escolha a opção para emitir sua guia

ASSISTENCIAL/NEGOCIAL

Guia vencida?

HOMOLOGAÇÃO DE RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO Documentos para homologação de rescisão de contrato de trabalho