Notícias

SEAACOM antecipa comemorações pelo Dia do Trabalhador

Terça, 30 de Abril de 2013

Os cartazes do SEAACOM chamaram a atenção de todos que passavam pela Esquina Democrática de Porto Alegre.

Na manhã desta segunda-feira (29/4), o Sindicato dos Empregados de Agentes Autônomos no Comércio do Estado do Rio Grande do Sul (SEAACOM) antecipou comemorações do Dia do Trabalho, festejado em 1º de maio, e organizou uma manifestação na Esquina Democrática, no Centro de Porto Alegre. Apesar da forte chuva que caía, voluntários e representantes sindicais entregaram às pessoas que por ali passavam um panfleto que felicitava os trabalhadores pelo seu dia e expunha as principais reivindicações do sindicato. Além disso, seis cartazes foram espalhados com as seguintes frases: “Reforma Tributária já!”, “Fim do Fator Previdenciário já!”, “Redução da jornada de trabalho para 40 horas já!”, “Reajuste para os aposentados igual ao salário mínimo nacional já!”, “Fim do banco de horas já!”, e “Desaposentadoria para buscar as perdas já!”.


Abaixo leia o texto na íntegra:


SEAACOM parabeniza todos os trabalhadores e trabalhadoras pelo 1° de maio. Um dia que deve ser marcado pela luta por melhores condições trabalhistas.


O Sindicato dos Empregados de Agentes Autônomos no Comércio do Estado do Rio Grande do Sul (SEAACOM-RS) luta constantemente pelos interesses do povo e dos trabalhadores gaúchos. Algumas das principais reivindicações do sindicato são a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem diminuição salarial, o fim do Fator Previdenciário, um reajuste digno para os aposentados e uma reforma tributária que melhore as condições de vida da classe trabalhadora.


Fim do Fator Previdenciário – o mecanismo previdenciário foi criado há mais de 10 anos e desde então muitos políticos prometem o seu fim, inclusive, conseguem se eleger com a promessa da extinção deste modelo antissocial que assola os trabalhadores em geral. Contudo, até agora nada fizeram para amenizar a situação. Precisamos de uma atitude mais efetiva para que essa injustiça tenha fim.


Reajuste para os aposentados – deve ser igual ao índice do Salário Mínimo Nacional. Hoje, por exemplo, quando o mínimo é reajustado em 8%, o pagamento dos aposentados vem com uma atualização de apenas 6%. Como consequência os aposentados ganham cada vez menos. Veja: um aposentado que ganhava há 10 anos, 5 salários mínimos, ganha hoje apenas 3 salários, tudo por conta do Fator Previdenciário e do reajuste que é cada vez menor. Isto acontece justo no momento de vida que a pessoa mais precisa de um bom salário, afinal os remédios são caros e o aposentado, em geral, não tem mais idade para buscar uma segunda fonte de renda.


Reforma tributária – Um assunto pouco comentado. O Brasil é um dos países que mais cobra impostos no mundo, contudo oferece muito pouco ao povo brasileiro. Apenas uma reforma tributária poderia amenizar a situação. O trabalhador de carteira assinada é quem mais paga impostos, já que o desconto é feito diretamente na folha de pagamento. Calculamos que hoje são pagos aproximadamente 40 diferentes tipos de impostos no país, entre nacionais, estaduais e municipais. Como se não bastasse, poucos recursos são oferecidos aos cidadãos. Afinal, olhando pelo lado da saúde temos muito pouco. Estradas boas? Apenas pagando pedágio. Segurança? Só por Deus. 


Somos um dos maiores segmentos do Rio Grande do Sul, estamos na luta por melhorias trabalhistas. Unidos somos cada vez mais fortes!


Comentários

Envie seu comentário

enviar
Emissão de Guias de Contribuição

Escolha a opção para emitir sua guia

ASSISTENCIAL/NEGOCIAL

Guia vencida?

HOMOLOGAÇÃO DE RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO Documentos para homologação de rescisão de contrato de trabalho